PSICOLOGIA CLÍNICA

Reconhecida como a ciência que se ocupa do estudo da mente humana e do comportamento, a Psicologia nasce do entendimento do ser humano enquanto indivíduo conexo aos seus pensamentos, crenças e emoções. Com efeito, a intervenção psicológica é direcionada à promoção do auto-conhecimento de cada pessoa de forma individual, partindo do pressuposto de que um maior entendimento do nosso funcionamento interno em termos cognitivos, comportamentais e emocionais, poderá potenciar o desenvolvimento de estratégias mais adaptativas na gestão dos nossos problemas e dificuldades pessoais. Neste sentido, o papel do psicólogo apoia-se nos pressupostos básicos da compreensão empática, da escuta ativa e qualificada e do não julgamento, potenciando um melhor entendimento do esquema de processamento de informação de cada indivíduo, passível de promover o seu bem-estar psicológico e funcionamento diário adaptativos.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A TCC parte do pressuposto de que o mundo tal como o experienciamos influencia a forma como nos posicionamos em relação a nós, aos outros e ao mundo. Neste sentido, a intervenção psicológica baseada nas TCC objetiva identificar, reconhecer e compreender de que forma os nossos padrões de processamento de informação, que surgem sob a forma de pensamentos, emoções, crenças, hábitos e comportamentos, funcionam e se relacionam com a origem dos nossos problemas e dificuldades. Com efeito, as sessões são orientadas para a capacitação do paciente na compreensão e análise dos seus padrões de funcionamento e processamento da informação, por forma a produzirem mudanças nos seus paradigmas, passíveis de permitir a análise de formas mais adaptativas de responder aos seus problemas e dificuldades.
Modalidades de serviço:

Intervenção psicológica presencial
Acompanhamento psicológico em contexto terapêutico.

Intervenção psicológica à distância
Acompanhamento psicológico com recurso às novas tecnologias em formato não presencial.
A quem se destina
O serviço de psicologia com base nas Terapias Cognitivo-Comportamentais destina-se a qualquer indivíduo que objective promover o seu auto-conhecimento, com vista ao incremento do seu bem-estar psicológico. Não obstante, este serviço está também fortemente recomendado para quadros clínicos tais como:
-
Depressão,
-
Ansiedade,
-
Fobias,
-
Perturbação obsessivo-compulsiva,
-
Ataques de pânico,
-
Perturbações da personalidade,
-
entre outros.